Coordenador : Juliana Ferreira de Almeida
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389190.2199.49437.08022023
Departamento/Setor: MSV
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de todos os níveis de ensino; profissionais de Medicina Veterinária e outros que atuem com animais; proprietários de animais; população em geral.
Local de atuação: Instituições de ensino público e/ou privado; consultórios, clínicas e hospitais veterinários; parques, jardins e praias; comunidades do Estado do Rio de Janeiro; ambiente virtual como mídias sociais e sites.
Objetivo
OBJETIVO GERAL Difundir informações sobre bem-estar animal e preservação do meio ambiente para a sociedade, como proposta de melhorar a qualidade de vida dos animais e de pessoas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Elaborar material educativo e informativo sobre bem-estar animal, tutela responsável e preservação do meio ambiente; Divulgar informações sobre o comportamento, a saúde, o manejo e a tutela responsável de animais para alunos, profissionais, responsáveis técnicos, criadores de animais e públicos em geral; Estimular os participantes a difundirem os assuntos abordados nas palestras e/ou oficinas para seus familiares e em suas comunidades, como ato de cidadania e civilidade; Levantar dados sobre a interação de pessoas e animais nas comunidades, instituições de ensino e diferentes áreas de convívio público; Elaborar material científico a partir dos dados da ação extensionista e divulgar em eventos científicos; Elaborar material expositivo para eventos, como fotografias, banners, artes e outros; Estimular graduandos e pós-graduandos em Medicina Veterinária na atuação da Saúde Única, por meio da prevenção de doenças animais e zoonoses, e do cuidado e preservação do meio ambiente; Minimizar a necessidade de atitudes coercitivas por parte do Estado ao priorizar ações educativas e preventivas.
Resumo
O Projeto Bem-estar Animal e a Sociedade tem como proposta a difusão de informações sobre comportamento e bem-estar animal em prol da Saúde Única. Proprietários e criadores de animais, alunos de diferentes níveis de ensino, profissionais de saúde e população em geral serão sensibilizados por meio de campanhas, oficinas, mostras, palestras e/ou distribuição de material informativo sobre guarda responsável, boas práticas no manejo e na produção animal; prevenção de agravos como mordeduras, arranhaduras, acidentes domésticos ou de trânsito e preservação do meio ambiente. Atividades complementares serão oferecidas a alunos de graduação por meio de pesquisas, estudos e atividades educativas.